Amigas do Peito

Olá,

Estou com uma dúvida e gostaria de saber se vscs podem me ajudar… Minha filha de um mês de idade mama que é uma maravilha no meu peito direito, mas quando passa para o esquerdo ela engasga, chora e luta contra o peito. Estou desconfiada que estou com excesso de leite neste peito e não sei mais o que fazer. Já tentei amamentar na posição invertida, deitada, “cavalinho”, mas nada adianta. O pior é que este peito fica entupido de leite e eu estou começando a ficar com medo de que o leite empedre. O que posso fazer?

Obrigada, L.

Olá,

Tenho um bebê de 14 dias e estou amamentando no peito, porém estou com algumas dúvidas… Meu seio direito parece estar menor e com pouco leite. Além disso, às vezes é um pouco difícil fazer ela mamar neste lado. É normal? Tenho medo que meu leite acabe secando em função disso. Isto pode acontecer? Tenho ingerido muita água, para estimular o leite. Existe algum alimento ou líquido que ajude aumentar o leite?

Desde já agradeço a atenção, A.

Cara L.,

Este é um problema comum de encontrarmos. Preferências… nós também as temos. Claro que as atitudes que você tomou são as mais comumente usadas e devem ser tentadas exaustivamente, mas… podemos driblar isto esvaziando o peito antes da mamada, para facilitar a pega, a mamada em si e evitar os engasgos da criança. Como? Bem pode ser com uma ordenha manual, que está descrita nas dicas do site das Amigas ou utilizando bombas de tirar leite com cuidado. Há alguma possibilidade de você paticipar de um dos grupos de apoio? No site há também os locais de reunião e horários. Abraços, Maria Lúcia Amigas do Peito

Cara A.,

Muitas de nós temos um peito mais produtor que o outro, ou que tem mais ductos de saída e assim o bebê gosta mais de um que do outro. Isto pode até fazer o peito “preguiçoso” produzir um pouco menos, pois é menos estimulado, mas o outro passa a produzir mais. O que vai acontecer é que depois de um tempo um fica mais volumoso que o outro, mas tudo volta ao normal em poucos meses. Você pode estimular o menos preferido, começando sempre as mamadas por ele, até que a produção se equilibre mais.

Abraços, Amigas do Peito